quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Semana das Ciências

A nossa semana começou com um grande rebuliço. Estávamos na Semana das Ciências e, em cada dia, iríamos realizar diversas actividades ligadas a três importantes ciências: Matemática, Físico-Química e Biologia.

Na segunda-feira começámos com Físico-Química. A professora Emília chegou muito carregada porque trazia um tabuleiro de laboratório com tubos de ensaio, cotonetes, difusores, balões, bicarbonato de sódio, funis, garrafa de gargalo estreito, etc.…

Quisemos logo começar com as experiências, pois a curiosidade era muita.

A primeira experiência a ser feita foi a do balão. Deitámos vinagre para dentro de uma garrafa de gargalo estreito até encher cerca de um quarto da mesma. Com o funil, deitámos no balão um pouco de bicarbonato de sódio. Enfiámos depois o gargalo do balão no gargalo da garrafa. Levantámos o balão de modo a que o bicarbonato de sódio caía para dentro da garrafa.

O vinagre começou a fazer bolhinhas e o balão começou a encher devagarinho. Foi uma admiração!

Seguiu-se o sopro mágico. Colocámos num copo de precipitação, cerca de 20 ml de solução aquosa de hidróxido de cálcio. Adicionamos a esta solução 2 ou 3 gotas de fenolftaleína. Com a ajuda da palhinha sopramos para a solução e observámos. A solução mudou de cor devido ao dióxido de carbono expelido por nós

Para terminar fizemos a mensagem secreta. Escreveu-se com um cotonete uma folha de papel, utilizando uma solução incolor de fenolftaleína.

Revelou-se essa mensagem borrifando com uma solução de hidróxido de sodio o papel.

A mensagem ficou com a cor carmim.

O que será que foi escrito pelo André? É só olhar para o papel…

Aprendemos muitas coisas. Mas, o mais divertido foi, termos sido nós, a realizar as experiências. Valeu mesmo a pena.

Dia da Matemática


A terça-feira começou com a Matemática. A professora Alcina e o professor José trouxeram duas malas. A curiosidade invadiu a sala. O que seria que estava dentro daquelas malas?

O espanto foi geral… Iríamos construir figuras geométricas. E à medida que íamos juntando as peças, foram surgindo foguetões, bolas, prismas, triângulos, etc.

Tantas figuras apareceram na nossa mesa, até parecia que éramos mágicos, só faltavam as pombas e as cartolas.

E assim fomos aprendendo o que era um plano, uma aresta, um vértice, um cubo, uma base e tantas outras coisas. A mesma admiração e a mesma descoberta aconteceram na quinta-feira.

Dia da Biologia

Mas, para terminar a Semana das Ciências, faltava o dia da Biologia. A quarta-feira começou com o preparar da sala. Com a professora Natividade veio a professora Lurdes que trouxe dois microscópios.

Foi fantástico, observámos ao microscópio a acção do fermento que os padeiros utilizam no pão, aprendemos a mudar a cor das flores, analisámos as células da língua do Daniel.

Mas, o que mais nos entusiasmou, foi vermos a constituição do sangue.

As professoras traziam, já preparado, uma lamela com uma pinga de sangue e todos colocámos o olho no microscópio para vermos. Foi uma emoção ver os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos.

Ficámos com uma tarefa para realizar. Colocámos alguns feijões no algodão, dentro de um frasco e depois regámos. Todos os dias iremos regar o algodão e colocar o frasco perto de uma janela.

O que será que aconteceu?

Vejam as fotografias...


E para nossa tristeza terminou a fantástica Semana das Ciências, foi uma semana diferente e muito divertida.

Quando iremos ter outra semana das ciências, professora Cláudia?

O Jornalista de Serviço