A nossa semana começou com um grande rebuliço. Estávamos na Semana das Ciências e, em cada dia, iríamos realizar diversas actividades ligadas a três importantes ciências: Matemática, Físico-Química e Biologia.
Na segunda-feira começámos com Físico-Química. A professora Emília chegou muito carregada porque trazia um tabuleiro de laboratório com tubos de ensaio, cotonetes, difusores, balões, bicarbonato de sódio, funis, garrafa de gargalo estreito, etc.…
Quisemos logo começar com as experiências, pois a curiosidade era muita.
A primeira experiência a ser feita foi a do balão. Deitámos vinagre para dentro de uma garrafa de gargalo estreito até encher cerca de um quarto da mesma. Com o funil, deitámos no balão um pouco de bicarbonato de sódio. Enfiámos depois o gargalo do balão no gargalo da garrafa. Levantámos o balão de modo a que o bicarbonato de sódio caía para dentro da garrafa.
O vinagre começou a fazer bolhinhas e o balão começou a encher devagarinho. Foi uma admiração!
Seguiu-se o sopro mágico. Colocámos num copo de precipitação, cerca de 20 ml de solução aquosa de hidróxido de cálcio. Adicionamos a esta solução 2 ou 3 gotas de fenolftaleína. Com a ajuda da palhinha sopramos para a solução e observámos. A solução mudou de cor devido ao dióxido de carbono expelido por nós