domingo, 6 de setembro de 2009

A Menina do Mar

O mês de Julho foi um mês com muitas actividades incluindo a leitura. O livro escolhido foi A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen.
E até tivemos um grupo de alunas da Escola Superior de Educação de Viseu que dramatizou excertos da peça. Foram momentos mágicos e de sonho.









Os autores dos desenhos são a Cátia, o Daniel e a Mariana

Receita de Legumes

ASSADO DE LEGUMES


Ingredientes:
1 Beringela
12 Tomates cereja
1 Cebola grande (se possível da vermelha)
100 g de abóbora menina
6 Dentes de alho com casca, esmagados
1 Pimento grande
2 Colheres de sopa de azeite
Ervas aromáticas a gosto

Modo de preparação:
Aqueçao forno a 200ºC. Lave e parta a beringela, a abóbora e o pimento em pedaços. Corte a cebola em cerca de 8 gomos. Espalhe os legumes num tabuleiro de forno. Regue com o azeite e envolva bem (coloque também os alhos). Leve a assar durante 15 minutos. Depois adicione o tomate cereja, tempere e leve novamente a assar durante mais 10 minutos ou até que os legumes estejam tenros. Delicie-se!

Os Legumes

A semana dos legumes começou de forma saborosíssima. Da parte da manhã fizemos uma pesquisa sobre a família dos legumes e a sua importância na nossa alimentação diária.


Mas o melhor estaria para surgir, quando a professora Cláudia nos informou que iríamos fazer uma bela sopa da parte da tarde. Nem queríamos acreditar, o nosso ar era de pânico. Ao ver tal aflição, ela soltou uma gargalhada e explicou que seria a Sopa de Legumes da Pediatria e teria a ajuda de todos na sua confecção.
Depois da tempestade vem a bonança e quando a professora trouxe os legumes, a panela, a água, uma pitada de sal, um fio de azeite, tudo ficou mais simples e deitámos mãos à obra.


Começámos por descascar as batatas, a cenoura, a cebola e lavámo-los muito bem. Depois cortámo-los em pequenos pedaços e colocámos na panela, já com a água limpa.


A professora Cláudia com a ajuda da professora Lurdes Dias, da Catarina e da Rita, levaram a panela para a copa, onde estava o pequeno fogão que iria cozer os legumes.

Os restantes adolescentes ficaram a cortar o feijão-verde para se colocar posteriormente.

Depois de os legumes estarem bem cozidos foram passados foi colocado o feijão-verde com uma pitada de sal e um fiozinho de azeite.

O cheiro a sopa invadiu os corredores da Pediatria e todos queriam provar.

No final todos foram convidados a provar a Sopa de Legumes da Pediatria e o sorriso de satisfação estava estampado nos nossos rostos.

Valeu a pena experimentar!



E as actividades continuaram durante toda a semana, das quais destacamos a conversa com a nutricionista Dr. Alexandra Pereira









e a peça de teatro: “ Se bem queres viver, Legumes deves comer”, escrita e encenada pelos adolescentes internados na Pediatria.


A semana terminou com uma pequena peça de teatro intitulada “ Come a Sopa Marta”, baseada no livro de Marta Torrão “ Come a Sopa Marta” e dramatizada pelas estagiárias da Escola Secundária de Mangualde.

O mundo dos sorrisos

O mês de Junho foi eleito o mês dos sorrisos. E como sorrir faz bem à saúde, esta actividade vai continuar no mês de Julho.
Tudo começou com alguns testemunhos e desenhos sobre a importância dos sorrisos na vida das pessoas. As entrevistas e as mensagens dos profissionais de saúde serão publicadas no próximo Jornaleco.

Sorrir é
Obrigatório, é o melhor
Remédio para a saúde.
Ri todos os dias porque ser
Infeliz não ajuda a
Sermos
Optimistas e a vida será melhor.




É BOM SORRIR - Sofia


(Bruna)



O Jornaleco irá publicar os trabalhos fantásticos sobre o tema dos sorrisos, vejam e sorriam!!

Astronomia na Pediatria

Este ano comemora-se o Ano Internacional da Astronomia, e a Pediatria quis associar-se às comemorações, dedicando a semana de 22 a 26 de Junho à astronomia.

A comemoração começou com uma pesquisa na internet sobre o sistema solar, dado que o primeiro dia tinha como tema: “Os planetas”. Da parte da tarde seguiu-se uma palestra orientada pelo Prof. Dias da Escola Alves Martins. É importante referir que esta palestra teve como tema os movimentos de translação e rotação da terra. Foi muito importante o que ouvimos e vimos.





A quarta-feira era o dia do Sol e da Lua. As estagiárias da Escola Secundária de Mangualde vestiram-se de Sol e de Lua e foram visitar as crianças e os adolescentes internados. Mas não foi uma visita inocente, dado que nas suas conversas foram falando das características do astro e do satélite.




O último dia foi a conclusão dos trabalhos, com a colagem dos planetas no esquema do sistema solar, a realização do placard com as pesquisas feitas sobre os planetas e a afixação do Sol e da Lua da Pediatria.


Durante a tarde, o Prof. Ângelo, da Escola Secundária de Mangualde, falou sobre o universo, o sistema solar, o nascimento das estrelas e o seu desaparecimento.

Todos os que ouviram a palestra ficaram maravilhados.









Só ficou a faltar espreitarem pelo telescópio, mas dada a hora do dia e dada a localização espacial da Pediatria, tal tornou-se inviável.




E a semana terminou com a apresentação da réplica do sistema solar construída pelos adolescentes internados na Pediatria.
Foi uma Semana espectacular!!!!

Festa do do Dia Mundial da Criança

Olá a todos, eu sou o Jornalista do Clube de Jovens e fui incumbido de fazer a reportagem da Festa do Dia da Criança, publicada no grande Jornaleco de tiragem nacional. Sinto-me muito honrado com tal tarefa, pelo que irei dar o meu melhor…


A comemoração do Dia Mundial da Criança começou muito cedo, com o encher dos balões e a aterragem do avião do filme Madagáscar na entrada da Pediatria. O avião começou a pairar e lá conseguiu aterrar. Foi bonito de se ver!!


Seguiu-se uma caça ao tesouro organizada pelos estagiários de enfermagem. Todos participaram: adolescentes, crianças e mães. E o tesouro estava bem guardado!


A festa estava marcada para as 15h00, conforme constava no placard.



Todos os convites tinham sido enviados e os artistas eram de renome.



Até os motards de Viseu quiseram associar-se à festa, trouxeram duas motas e muitos balões.
Acho importante referir que os motards entregaram uma folha, onde eram mencionados os cuidados a ter quando andamos de mota.
Foi uma entrada triunfal para as crianças e adolescentes internados.

E assim começou a Festa.
Depois das saudações iniciais, seguiu-se a peça: O macaco de Rabo Cortado, levado à cena pelo grupo de alunos da turma 12º J da Escola Alves Martins.



Foi muito divertido recordar a história do macaco charola que não é bom da cachola. Mais o mais espectacular estava para vir, quando os actores e actrizes pediram a colaboração do público.


Os risos ecoaram pela sala e a alegria era geral.
Seguiu-se a dança das cores, pelos alunos de Enfermagem da Escola Superior de Saúde. Foi espectacular ver o público a abanar o esqueleto. Todos se levantaram para dar o seu pezinho de dança.

Mas a festa ainda não acabava ali!
Seguiu-se a peça: O Capuchinho Vermelho vai ao hospital, encenado por um grupo de alunos do 12º O da Escola Secundária Alves Martins.
Todos se emocionaram ao saber que a avozinha estava internada, e o capuchinho decidiu visitá-la. Mas, as gargalhadas estavam para vir, quando o lobo mau entrou em palco. E para lobo mau, até tinha um ar muito simpático.
Os alunos de enfermagem regressaram ao palco para cantarem e dançarem outra música (“vem que eu vou-te ensinar”), e foi o delírio total no auditório, com palmas, gritinhos e risos.
Ninguém conseguiu ficar indiferente.

A festa aproximava-se do fim e uma surpresa estava para acontecer!
Subiram ao palco as estagiárias de Acção Social da Escola Secundária de Mangualde para levarem à cena Quando eu for grande quero ser… e qual não foi o espanto geral quando vimos a mãe de uma das nossas crianças internadas colaborar na peça. Esta mãe queria apenas ser astronauta! Foi um momento delicioso.
No final todos aplaudiram de pé.

Mais uma dança para terminar a festa porque as prendas e o lanche esperavam por todos

A sala de lanchar estava cheia de coisas muito boas e a fome já apertava.
Mas os olhos ficaram no bolo de chocolate que se encontrava no centro da mesa. Era um bolo com pintarolas e muitos enfeites.




Foi um dia espectacular e até para o ano!
O Jornalista de serviço