quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A colcha feita de bocadinhos de família


Era uma vez uma menina chamada Maria que queria aprender com a avó a coser.

A avó fazia-lhe bibes e vestidos de festas e até vestidos para as suas bonecas. A avó também fazia colchas de losangos com vários tecidos e cores. Essas colchas chamavam-se colchas de patchwork, ou colchas de retalhos, como vulgarmente eram designadas.

A colcha da cama da avó e do avô da Maria era feita de muitos retalhos que contavam a história da família. Cada losango tinha um pedacinho da história daquela família, eram remendos de bibes, de camisas velhas, eram pedaços de vestidos, no fundo, era uma colcha feita de recordações.

A Maria queria aprender a coser assim, com pontos pequeninos e todos iguais, mas pensou que, se calhar, poderia remendar as coisas que estavam mal. Então, decidiu perguntar à avó se ela também remendava os corações.

A avó ficou muito admirada e até teve vontade de chorar, mas como não era uma pessoa de choros, mas sim de remendos, disse à neta que se ela lhe desse o seu coração, ela o remendaria, ficando o coração da Maria inteiro e sem rasgões.

No dia seguinte, a Maria, quando acordou, encontrou o seu coração remendado e pronto a ser guardado no lugar dos corações. De seguida, foi comer um excelente pequeno-almoço.

Alguns anos depois, a avó morreu e a Maria herdou a colcha de retalhos. No dia em que a colocou na cama, reparou que um pedacinho da colcha tinha sido substituído. Depois de muito analisar o losango, a Maria percebeu que aquele retalho era feito de um bocadinho do coração da avó.

Trabalho realizado por Carla e Tatiana,

após a leitura de A Colcha feita de bocadinhos de família de Isabel Stilwell

com ilustrações de Rosário.