terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Semana da Matemática

Chegou a Semana da Matemática. Alguns de nós ficaram admirados, outros curiosos e outros até engelharam o nariz. Mas com a professora Alcina e o professor Zé como chefes de grupo, tudo iria correr bem.

No primeiro dia deu-se destaque às construções de sólidos geométricos. Houve triângulos, quadrados, cubos de todas as cores e de todos os tamanhos. Até se construíram foguetões.

Mas os trabalhos estavam para continuar, visto que no segundo dia recordámos algumas noções ligadas aos sólidos como aresta, face entre outras. No terceiro dia, apareceu uma Caixa com Estrelinhas e com a palavra DESAFIOS. Boa! O povo gosta de desafios e fomos convidados, um a um a retirar de dentro da caixa um papel com um desafio.





Bem, foi uma corrida aos lápis de carvão e às borrachas. Durante algum tempo houve um silêncio sepulcral no Clube de Jovens. Quase que se podia ouvir os nossos pensamentos a bailar.

No fim de todos termos realizado os desafios, a professora Alcina começou a fazer as correcções e a mostrar as soluções. O espanto estava estampado nas nossas caras. Tínhamos conseguido resolver a maioria dos desafios, e de forma correcta.

Durante o resto da semana fomos resolvendo mais desafios da Caixa das Estrelinhas e construindo mais figuras geométricas, o que nos entusiasmou bastante. Por cada desafio resolvido, tínhamos vontade de resolver outro. Foram uns dias de grande trabalho.

Afinal, estudar Matemática é muito divertido.

O Jornalista de Serviço.