terça-feira, 18 de outubro de 2011

Uma amizade diferente …

Olá. Eu sou a princesa Numerada e vou falar da minha amiga princesa Letrada.

A princesa Letrada é uma princesa muito rápida, realiza qualquer tarefa num piscar de olhos, mas, quando são tarefas de escrita ou de leitura, o mesmo não acontece, o tempo parece sempre pouco. Ela lê muito, e actualmente está a escrever a sua biografia, constituída por dez volumes, cada um com 500 páginas. Como vêem é uma enorme obra.

A minha amiga só fala em verso, sabe o dicionário todo de cor e sonha com os dias divididos em capítulos, aos quais dá um título original.


Eu, a princesa Numerada sou idêntica à princesa Letrada, mas em vez de passar o dia a ler e a escrever passo o dia a fazer números, cálculos e problemas algébricos. Quando fecho os olhos só vejo números.

Eu só tenho esta amiga, pois o meu tempo é muito pouco. Passo normalmente o tempo no meu escritório a investigar e quando falo com a princesa Letrada é através do computador, entre os meus cálculos e os escritos da princesa Letrada.

Desde que me lembro, sempre fiz números e cálculos. Actualmente já tenho 22 anos, isto quer dizer que já faço números há quase 20 anos.

O mais importante nesta amizade, algo estranha dos números e das letras, é o facto de cada uma de nós estar a aprender o mundo da outra. Mas não é nada fácil.

Eu só aprendi a escrever há 1 ano com a ajuda da princesa Letrada e ela também está a tentar aprender os números e a fazer cálculos comigo.

Na semana passada, arranjamos finalmente tempo para sairmos as duas e

prometemos que não iríamos falar em números ou letras. Combinámos o local de encontro e fomos almoçar.

Mas aconteceu o inevitável, ela teve de ler a ementa e escolher a comida por mim, pois eu ainda não sei ler muito bem, enquanto que eu, no final, tive que escolher o dinheiro necessário, pois a minha amiga Letrada ainda não sabia bem os números e podiam enganá-la no troco.

Como podem ver a nossa amizade complementa-se e os números e as letras nunca serão inimigos.

Trabalho realizado por Inês e ilustrado por Ruben